segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Políticas Públicas do Ceará

2- POLÍTICAS PÚBLICAS NO CEARÁ


  • Programa de Agricultura FamiliarPRONAF
As ações do programa contam com financiamento para a produção da agricultura familiar (custeio e investimento); capacitação e profissionalização de agricultores familiares e financiamento de infra-estrutura nos municípios.
O programa atua nos 184 municípios do Estado, atendendo a produtores rurais e suas famílias tendo como fonte de renda a exploração agrícola.
  • Política Pública para o Desenvolvimento da Alfabetização Cearense

Uma das principais ferramentas para um adequado desenvolvimento social do individuo é a educação. A partir do momento que o individuo encontra-se inserido na sociedade automaticamente passa a estabelecer relações pessoais com os demais indivíduos. Este ambiente lhe ofertará as ferramentas necessárias para sua construção de individuo social. Normalmente um dos primeiros locais que o individuo inicia o contato social, fora do estabelecimento familiar, é na escola, onde terá de se adaptar ao novo e ao diferente. Nos primeiros anos escolares aprenderá àquilo que servirá de estrutura no seu desenvolvimento educacional, a leitura e a escrita. O período de alfabetização é a essência do ensino escolar. A relação professor-aluno tem de ser satisfatória e compensatória visando resultados positivos e mais que isso qualitativo. Para que se obtivessem melhores resultados no desenvolvimento educacional no período de alfabetização das crianças cearenses, o governo do Estado criou o Programa de Alfabetização na Idade Certa o PAIC, que tem como meta primordial alfabetização em um curto espaço de tempo das crianças da rede pública de ensino.


Um comentário:

  1. Realmente a alfabetização é uma das etapas principais da vida escolar. O PAIC se tornou um programa essencial para um bom aproveitamento cognitivo e na idade certa. Parabéns pelo texto colega, muito interessante.

    ResponderExcluir